terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O salário de um policial militar

Os jornais nos fornecem números que registram a violência nos últimos anos. Mas não, obrigatoriamente, precisaríamos saber, através dessas leituras, um tanto quanto intencionais, a frequência de assaltos, sequestros, troca de tiros, assassinatos, tráfico de drogas e outras mil notícias que infelizmente, no Rio de Janeiro, tornaram-se rotineiras. E quem luta contra o crime organizado? Quem luta pela segurança pública e ainda, muitas vezes, é vítima de seu próprio trabalho? Seria uma espécie de super homem?
Esses super-homens sofrem como todo ser humano. No entanto, lidam o tempo inteiro com a adrenalina correndo em suas veias sem saber se, depois de um dia cansativo, voltarão para casa. Há de ter uma mente muito equilibrada, pois o psicológico martela a todo instante os contras desse trabalho – péssimos salários, risco de vida, estresse causado por várias doenças físicas e psicológicas.
Há quem vá argumentar que existem muitos policiais corruptos e eu vou concordar dizendo que isso é um problema bem brasileiro e que até nas melhores cadeiras com os ares condicionados mais potentes e os salários mais gordos o roubo é presente. Então, não é um problema somente da polícia militar. Contudo, as críticas vêm de todo o lado e as pessoas não param para analisar que a corrupção pode ser estimulada pelo próprio governo que insiste em não aumentar o salário. Caso a dignidade estivesse presente em seus pagamentos a busca por trabalhos extras ou bicos que aumentem suas rendas e diminuem sua qualidade de vida não aconteceria, nem mesmo a compra de um erro (os tais subornos tão falados). Sendo assim, o trabalho renderia muito mais, visto que o dinheiro sujo seria imensamente renegado.
Não defendo a má índole e o mau caráter, pois roubo é roubo independente de ser (intitulado) “merecido” ou não. Defendo apenas que deveriam ter um salário mais digno. Digno de seus esforços e suas lutas, uma vez que esses guerreiros policiais lutam para proteger a sociedade e não há quem os proteja.

Bianca Garcia

Um comentário:

  1. Pois é, Bianca:

    Bom mesmo seria se vivêssemos em uma sociedade onde policiais fossem desnecessários; eu sei, eu sei, isto é utópico, fantasioso. . . apenas divaguei um pouco, tá?
    Sim, concordo contigo quanto a má remuneração dos policiais e os elevados riscos da profissão. Falando em baixos salários e más condições de trabalho, veja também o que ocorre com os professores do ensino público.
    Bianca, estamos vivendo em um mundo onde impera uma brutal inversão de valores; quer dois exemplos? Lá vão:
    Uma BBB qualquer aí ganha 500 paus para mostrar a bunda (desculpe a linguagem tosca, tá?) em uma revista masculina;
    Um jogador de futebol famoso, que mal sabe escrever o próprio nome, ganha centenas de milhares de reais por mês;
    Salário/cachê estes que um policial militar ou um professor teriam que trabalhar séculos para ganhar.
    E tudo fica ainda mais dramático nesta pátria verde-amrela, campeã da concentração de renda e da desigualdade. . .

    ResponderExcluir