sábado, 12 de fevereiro de 2011

O poder da música

Há músicas e músicas. No entanto, seus efeitos são grandiosos em qualquer que sejam os ouvintes. Elas acalmam, agitam. Emocionam.
As diferentes letras, melodias, harmonias e ritmos aguçam diversos sentimentos. E dentre uma música e outra há aquelas que nos fazem lembrar alguém ou alguma situação. Além de tantos outros sentimentos, ela tem esse poder de lembrança.
Você até pode estar irritado ou estressado por qualquer que seja o motivo, mas ao ouvir uma música, aos poucos você vai se soltando e, momentaneamente, se esquece dos problemas, ou começa a balançar o pé em seu ritmo ou começa a cantar. E o legal, você nem percebe. Essa transformação é o máximo de sua beleza. Percebemos que a vibração que cada uma delas possui ultrapassa os fones e é passada bem fortemente por contágio para nós.
Letras de amor, de crítica, de reflexão, de indignação... Ausência de letras... Mas cada um desses estilos com ambientes e climas para escutá-los. E também pessoas. Há até quem se arrisque a separar música para ouvir em casa, no carro ou nas tecnologias inseparáveis.
A música é, portanto, um fenômeno social. Varia de país pra país porque elas têm por base a cultura de um povo, sendo assim, são particulares, pois cada cultura tem seus encantos. São diferentes por suas próprias características musicais e também pela história. Mas todas são músicas. E é impressionante como ela nos fornece diversos estímulos, podendo ser eles bons ou ruins.
              A música é assim... sublime.


Bianca Garcia

5 comentários:

  1. A vida sem música seria muito sem graça. Realmente ela marca ocasiões, acalma, agita, dá o tom que precisamos para cada momento vivido.

    ResponderExcluir
  2. Nem os romances seriam a mesma coisa sem as canções que embalam os corações apaixonados,por exemplo:"...vem logo que o tempo voa como eu quando penso em você..." ;)

    ResponderExcluir
  3. A música é perfeita a qualquer momento e marca sempre alguma parte da nossa história!

    ResponderExcluir
  4. Ah, sobre música! Algo me agrada mais? Ótimo texto, adorei a parte que você falou das separações, música pra casa, pra carro... Amei o texto.

    ResponderExcluir