sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Um tal de Rio de Janeiro

    Como dizia o mestre português José Saramago: “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.” Bom, falarei da minha vida carioca e das pessoas que estão ao meu redor neste estado maravilhoso!
                Como não agradecer a Deus – ou a quem você acredita ser superior a todos nós – quando se passa na estrada do Joá e ao olhar o horizonte repara no dia deslumbrante que se faz? Ou então, quando observarmos o belo entardecer da Praia de Botafogo sob a Urca ou também o lindo pôr do sol do Arpoador? Ainda em Botafogo por entre as ruas e árvores, a beleza do Cristo Redentor iluminado pelos raios solares do fim da tarde, às 18h e seus minutos no horário de verão é encantador... Já em São Conrado, olhar, de dia, as inúmeras asas deltas no céu como num festival. E a Rocinha, à noite, toda iluminada pelas luzes das casas – sei que há quem critique essa beleza, e muito, e discorde, e muito. Essa visão é ainda mais linda quando se vai da Barra para a Zona Sul e ao chegar a São Conrado, de dia, nos deparamos com aquelas casas “encostando” no céu.
                A ponte Rio-Niterói... Linda todo dia e todas as horas. Olhar aqueles carros que de cima parecem ser de brinquedos, os grandes navios, o Cristo já bem pequenininho e os aviões chegando ao aeroporto Santos Dumont são incríveis. Ignoraremos, contudo, os maus tratos à água da Baía de Guanabara.
                Sem jamais esquecer, é claro, da vivacidade do Centro no horário comercial, mas esse, bem particularmente, não me é encantador. As pessoas ali estão sempre correndo e me faz ter a sensação que se esquecem dessas coisas pequenas, porém não menos importante. Lembro-te bem que importância é algo subjetivo e, portanto, cada um coloca valor nos respectivos ouros da vida.
                Se formos falar de lindas águas, ilhas e praias, pode-se citar, sem medo de errar, a Costa Verde. Angra tem uma beleza contagiante. Soma-se ainda que a estrada a seguir, vindo do próprio Rio é incrivelmente bonita, a Rio Santos tem beleza em ambos os seus lados: de um o mar, de outro a mata.
                Vamos dar um pulinho na região serrana? Petrópolis com suas construções imperiais e seu clima ameno (não sei até quando, espero que por longos anos até que meus filhos possam conhecê-la) torna-se tão aconchegante.
                Arrozal, Passa Três, Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Floriano... Ah! Minha queridinha Sul Fluminense! Atravessar a Serra das Araras pra te visitar é maravilhoso! Sentir esse interiorzinho é demais...
                O Rio tem desses encantos e dessas diferenças. Tanta beleza, tanto contraste. Essa é uma parte do nosso Rio de Janeiro, um pedacinho do país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza*!
               
Bianca Garcia

*Jorge Ben Jor

2 comentários:

  1. da pra imaginar os lugares só de ler!

    O Rio e seus contrastes...

    ResponderExcluir
  2. Belo texto sobre o Rio. Você descreve tudo muito bem.
    Outro dia, vindo de São Paulo, meu avião veio seguindo a ponte Rio-Niterói, como de brincadeira. Parecia uma maquete, com seus carrinhos. Foi uma pena não ter câmera a mão.
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir