terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Uma breve análise do cotidiano

               Estamos, na maior parte do tempo, planejando o futuro. E o presente segue assim sempre muito corrido. Estamos com pressa, andamos com pressa, fazemos refeições com pressa. Nos esquecemos e nos lembramos de tarefas. Recados, informações. No entanto, os planos não nos saem da cabeça. 
                Relógios. De pulso, de bolso, de parede, de carro. Mais relógios. Assim o nosso dia a dia é marcado, é contato. É controlado. E as rotinas não nos poupam de que isso aconteça. O despertador já é normal - e esse é um relógio que apita para te acordar ou mesmo te lembrar de alguma data cujo você não pode esquecer ou tarefas com horário marcado, uma consulta médica, por exemplo. Esquecemos-nos até delas com a correria!
                O tempo passa - e anda passando bem rapidamente, mas nós nem nos lembramos de aproveitar mais a vida, as pessoas e até as coisas, porém, elas vão embora quando um certo despertador toca e ficamos apenas com fotografias, memórias e lembranças.
                Os planos vão surgindo a cada instante, são infinitos, acredito. E embora tenhamos sempre que tê-los, um pouco desta correria é para alcançá-los, pois nossa rotina se torna o caminho e, talvez, o único meio para concretizarmos os sonhos. E, é por fixar em um ponto que não percebemos detalhes ao longo desse caminho.

Bianca Garcia

4 comentários:

  1. Olá, Bianca:

    Bem, deixa eu começar embaralhando um pouco as coisas... pergunto: O "tempo" existe? Ou seja, o tempo existe na Natureza? Ou é apenas mais uma das (subjetivas) invenções humanas?
    Como o conceito de "tempo" está tão fortemente arraigado em nossa cultura, fica difícil pensarmos nele apenas como uma mera abstração. . .
    Bom, já que não podemos mais nos livrar das amarras do tempo, penso ser útil aqui fazer um pequeno exercício de "tempo de existência"... por que? Ora, talvez para nos lembrarmos da efemeridade de nossas vidas, mas não apenas isso... somos também uma espécie muito jovem no pedaço!!! Lá vai:
    Vamos espremer o tempo de existência da Terra - 4,6 bilhões de anos - em apenas um ano; fazendo isso, teremos cada dia correspondendo a 12.602.740 anos. Vamos então a algumas "datas" importantes:
    - 15 de Janeiro: a crosta terrestre solidifica-se;
    - 04 de Maio: surgem os primeiros seres vivos:
    - 17 de Novembro: aparecem os primeiros animais;
    - 23 de Novembro: aparecem os primeiros peixes;
    - 14 de Dezembro: surgem os dinossauros;
    - 18 de Dezembro: surgem as aves;
    - 26 de Dezembro: surgem os primatas;
    - 31 de Dezembro: por volta do meio-dia, aparecem os primeiros hominídeos;
    - 31 de Dezembro: às 23:38hs surge o Homo sapiens;
    - 31 de Dezembro: às 23:59hs, com a invenção da escrita, dá-se o início da História da Humanidade.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bianca!
    Achei seu blog num comentário do blog do meu marido (Sandro - Esquizofrenético Blues), e gostei muito dos seus textos. Está cada vez mais difícil achar bons blogs como esse. Passo a seguir.

    Quanto ao post, tbm há pouco tempo atrás passei a refletir sobre isso. E mudei de vida. Viemos morar num lugar mais tranquilo e tudo que fazemos é em busca de ter mais tempo livre e de qualidade para passarmos um com o outro e tbm com as pessoas que amamos. Ainda não chegamos ao ideal, mas é gostoso ter como plano alcançar a tranquilidade, diminuindo o ritmo gradativamente. Depois, acredito, não fique aquela sensação de vida desperdiçada. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. o tempo é uma prisão msmo...
    ou vamos de encontro a ele ou ele nos engole =/

    excelente texto, como sempre =)

    beijos

    ResponderExcluir