domingo, 13 de maio de 2012

Em cartaz: Murro em Ponta de Faca

                                                   
                                                            A gente vai contra a corrente

                                                                                                                                             Crédito: Carlos Cabera

       Durante um período em que burgueses, operários e intelectuais viviam uma perseguição às atitudes ou à quaisquer pensamentos que destoassem do pouco do governo, o ensaísta, dramaturgo, diretor e teórico brasileiro, Augusto Boal, retratou a vida de exilados políticos em “Murro em Ponta de Faca”. O texto, que traz a realidade do ensaísta próxima a dos personagens, está em cartaz no Galpão da Gamboa com direção de Paulo José.

    Escrito há 34 anos, o texto não sofreu grandes modificações. “Inserimos alguma coisa fazendo referência à época, mas o texto veio praticamente inteiro”, afirma Nena Inoue, idealizadora do projeto e coordenadora artística. “Apesar do texto se situar na ditadura e na década de 70, ele fala sobre exílio, uma questão e um conflito universal”, completa.

      Com um tema ainda atual, o espetáculo retrata um período da ditadura instaurada no Brasil durante 1964 a 1985. Perpassando décadas, o tema ainda é lembrado, embora não seja bem-vindo abertamente. “Continuamos sem acesso aos documentos mesmo com os dois últimos governos”, diz Nena relembrando que os brasileiros não tiveram direito de saber quem foram seus torturadores. “Eles podem estar ao nosso lado, mas não sabemos. É como se a ditadura não tivesse existido. A anistia ampla, geral e restrita veio para isso”, completou.

    Apesar de ser baseado na ditadura e na questão dos exilados, o texto traz uma contemporaneidade. “A peça fala sobre as pessoas, o que elas passam, seus sentimentos. Exílio é apenas o trampolim para dizer da Maria (personagem de Laura Haddad) que se matou, por exemplo”, afirma Sidy Correa, que dá vida a um burguês no espetáculo. “É um confinamento que faz com que as pessoas tão diferentes consigam se aguentar. As relações são muito fortes. É o que temos hoje”, completa Laura Haddad.

     O elenco conta com a participação de Nena Inoue, na personagem de “Foguinho”, Abílio Ramos, Erica Migon, Sidy Correa, Laura Haddad e Gabriel Gorosito, retratando Boal. “A peça, além da questão artística, é um serviço de cidadania. Ela tem uma importância histórica independente de estarmos bem ou mal”, afirma Inoue, lembrando dos exílios presentes na sociedade atual. “Temos tantos exilados. Hoje, inclusive, o tema se ampliou, são exílios econômicos, sociais, artísticos, digitais...”, pondera a atriz.

     Se tratando de uma realidade, “Murro em Ponta de Faca” é um retrato da experiência vivenciada por Boal, que, pela segunda vez não pôde assistir à leitura de seu texto. “Na primeira, ele estava exilado, na segunda, ele não está mais aqui”, disse Nena. “A peça, hoje, é uma homenagem a geração 70, que foi contra a corrente e disse ‘não’. Uma geração da qual Boal fez parte”, explica. ”Só estamos falando disso agora porque eles deram murros em pontas de facas”, conclui a idealizadora do projeto.

      Além do espetáculo, as terças-feiras são marcadas por debates. “Exílios e Pertencimentos” acontece após a apresentação com nomes reconhecidos no ambiente artístico, político ou intelectual. Aberto ao público, os debates giram em torno da ditadura, do teatro, da literatura, da história, da vida, da identidade e da memória.

Por Bianca Garcia no Jornal do Commercio

Serviço:
Gampão Gamboa
Rua da Gamboa, 279 – Gamboa, Rio de Janeiro
De 05 a 31 de maio
Domingo, segunda e terça-feira: 20h/ Sábado: 21h
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia entrada)
De segunda a quinta, o espetáculo é gratuito na sessão das 16h
Classificação etária: 14 anos
 
Observação: Matéria publicada no Caderno de Artes do Jornal do Commercio no final de semana de 11,12 e 13 de maio.

Um comentário:

  1. Olá, Bianca, como vai?

    Falando em ditadura, há uma entrevista muito interessante (e chocante!!!) feita pela TV Câmara em 2004 com a ex-guerrilheira Vera Sílvia Magalhães. Caso alguém se interesse, envio-a, em 05 partes, nos links abaixo:
    - http://www.youtube.com/watch?v=8OLiyKj08eU&feature=BFa&list=ULlAY3lX9Fj1Y (1)
    - http://www.youtube.com/watch?v=ZWA9C7fjDR4&feature=channel&list=UL (2)
    - http://www.youtube.com/watch?v=gGc69pE7JWk&feature=BFa&list=ULZWA9C7fjDR4 (3)
    - http://www.youtube.com/watch?v=CmgqxguvNhk&feature=BFa&list=ULgGc69pE7JWk (4)
    - http://www.youtube.com/watch?v=lAY3lX9Fj1Y&feature=BFa&list=ULCmgqxguvNhk (5)

    Abraço,

    Antonio

    ResponderExcluir