quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Reclamar, um estranho prazer

As reclamações me incomodam. Não as reclamações a mim e as coisas, mas as reclamações vazias. Me incomodam as reclamações de tudo por nada. Me incomodam as reclamações pelo simples prazer de reclamar.

Não sei bem, aliás, não sei nada do que passa nessas mentes inquietas com a vida e com a rotina. Mas penso que elas, muito provavelmente, tenham esquecido de aproveitar este tempo – que querendo ou não só temos certeza desse que está acontecendo.

Essas insatisfações infinitas me levam a crer que a felicidade (essa coisa subjetiva que muitos tentam exemplificar, mas que não passa da mesmice ou da constatação de sua efemeridade, assim como a vida) é uma missão impossível para essa gente. Pelo que observo cotidianamente mais passam tempo reclamando que usando de forma útil.

Reclamar via redes sociais é agora o mais novo campo no mercado de trabalho. Contudo, deixarei claro que me refiro às reclamações que giram, somente, em torno das pessoas que a fizeram. O que não acontece com o mundo.

Estão sempre insatisfeitas, mas não da forma humana de ser por sua natureza. É como se morressem a cada dia, como se viver fosse um martírio. Como se não sair do edredon quentinho de manhã fosse melhor que praticar o que escolheram. É como se a hora feliz do dia fosse a hora de ir pra casa, para as festas e nunca para o que supostamente seria um prazer contínuo por escolha própria.

Nós só encontraremos a felicidade (por um tempo maior) caso tenhamos prazer no que fazemos. Caso contrário morreremos mesmo, aos poucos, a cada dia, pelo simples fato de se levantar da cama para fazer o que nos destinamos.

Estranho isso. Mas tenho a sensação de que algumas pessoas esqueceram de viver.

Bianca Garcia

6 comentários:

  1. As pessoas podem escolher entre viver e reclamar. Como viver é muito mais complicado, e o ser humano tem a tendência de buscar atalhos, elas reclamam.
    Simples assim.

    ResponderExcluir
  2. Sandro, você criou a teoria simplista para o texto. Muito bom, é disso mesmo que estou falando ;)

    ResponderExcluir
  3. E o que é o post, se não uma reclamação sobre a reclamação? rsrsrs

    Entendo perfeitamente sua inquietação, já que constantemente comento com o meu marido: "ai, fulano já está reclamando de novo no Twtr..." rs

    Acho mesmo que estas pessoas jamais entenderão que a felicidade começa na busca.]

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Penso ser o post, Thaís, a consequência de um ato reflexivo e não uma reclamação propriamente dita.
    Contudo, essas reclamações via Twitter são constantes. E são reclamações da vida, do dia a dia, da rotina. Me incomoda bastante porque, muitas vezes, as pessoas utilizam essa ferramenta como um diário, e essa não é sua finalidade. Não bastando apenas um "lugar", agora tem também o Facebook! (Risos)

    Essas reclamações infinitas me cansam, juro!

    Beijos e até a próxima reflexão hehe :)

    ResponderExcluir
  5. acabei de postar no face sobre o fato de minha filha ir pra o estágio num domingo de férias e NÃO reclamar e o significado disto. Ela, Renata de Medeiros, tá fazendo jornalismo e escreve bem, assim como tu, com um texto leve e introspectivo , ao mesmo tempo, nos chamando a refletir.
    Viver é eterno desafio e é isto que faz da vida interessante..

    ResponderExcluir
  6. E ela é uma das poucas, Silvana. Diariamente as pessoas reclamam do que elas mesmas escolheram para si.

    O que é a vida se não uma batalha diária?

    ResponderExcluir