quinta-feira, 10 de março de 2011

Direitos humanos, violência, leis, punições

Não entendo muito bem essa defesa dos direitos humanos a quem diretamente os violam... Um tanto quanto complicado é lidar com a situação do banditismo hoje. Intensifico, ainda, essa dificuldade nos grandes centros e, principalmente, onde bem de perto as vejo, no Rio de Janeiro. Enquanto os anos se alteram e as coisas, teoricamente, evoluem, a violência aumenta. E junto dela, o poder da palavra respeito em prol de toda a sociedade.
A confusão em minha cabeça surge a partir de leis ignorantes que temos em nossa Constituição emendada e, ultrapassada.
Desde o governo Brizola, as ondas de ações humanitárias vêm crescendo ininterruptamente. No entanto, o difícil mesmo é aplicá-las. Complicadíssimo é lidar com um caso de violação à mulher, por exemplo. Como falar de direitos humanos a este que violou todos os direitos de uma segunda pessoa? Ou, então, como não aplicar pesadas punições a alguém que tenta matar outro? Fala-se, portanto, de direitos humanos, mas o que temos é ausência de punições e, ainda, nós brasileiros, sofremos com a fragilidade das leis. Querem mesmo conter a violência? Ou contê-la é um eterno marketing do futuro candidato ao governo? Afinal, as eleições sempre chegam e promessas é o que nunca pode faltar, infelizmente.
Toquei sim em um assunto onde as opiniões são muitas e de quase todas as partes. Mas coloquei-o em questão por ser mais uma situação a ser pensada, uma vez que a violência continua sendo diagnóstico para muitos problemas. E as grades, o novo cenário das grandes cidades.

Bianca Garcia

3 comentários:

  1. um ótimo texto!

    acho q o mundo evolui a cada dia e a Constituição não acompanha, talvez pq os poderosos sintam medo, ou seja, medo do “feitiço virar contra o feiticeiro”. Algumas leis são tão flexíveis que chegam a ser falhas.

    é sempre bom pensar nesse assunto, ele traz tantas opniões e possui raízes de longas datas...

    ResponderExcluir
  2. Para quem já foi assaltada e não morreu porque não abriu a boca na hora errada, para quem já esteve dentro da realidade da favela, para quem viu de perto as atrocidades cometidas em nome de grana, de religião, sabe-se mais de quê... Só posso pensar uma coisa: Direitos humanos para humanos direitos. E o resto que pague pelo que fez com a mesma intensidade que usou pra cometer. Se vc for muito mal, que seja muito punido, se não, que seja pouco... E se a justiça humana não pode fazer isso, ao menos as leis do Universo fazem, cedo ou tarde. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. O problema está que essa inversão de sentido (humanos direitos) para os direitos humanos não existe; ela se estende à toda sociedade e, por isso, gera um problema gigante... ou melhor, mais um desse tamanho. Porque é indignante uma política onde as pessoas fazem e acontecem e no final das contas não são punidas. Onde se encontra a Justiça no Brasil? Acho que nem chegar ela chegou ainda...

    ResponderExcluir