sexta-feira, 29 de julho de 2011

UPP: Unidade para Político se Promover

O que, obviamente, tem um misto de política e comunicação midiática.

             Ah, o apoio da mídia não é nenhuma novidade quando se trata de política – não é nenhum esforço pra ela e temos de reconhecer. Aliás, não é nenhum esforço bem como é de sua vontade, pois ninguém é obrigado a nada, a menos ao que queira – se é que lhe fiz entender-me. A mídia formal apresenta os aniversários, que ontem, incluisve, foi a vez da UPP do Andaraí. Mas a cada instalação, a cada novidade e a cada um ano completo, a máscara de positividade no morro é produzida pela mídia formal. Até quando vamos acreditar no que ela diz? Ou vocês acreditam mesmo que os moradores têm adorado o trabalho da polícia e que o morro vive em paz desde a chegada dela? Tá, mas vocês podem argumentar: mas as pessoas vão até a televisão para falar. Não, a “televisão” vai até essas pessoas porque a pauta do dia tinha como objetivo favorecer o prefeito, o governador, o estado e, para isso, as mentiras de melhorias na saúde e na segurança, efeitos positivos na vida da população e as obras (paradas, inacabadas e intermináveis – mas não são essas que aparecem) no estado é matéria comprada. Sim, com vergonha do meu país nesse momento, digo-lhes que isso existe!
Mas, enfim, a situação chega ao extremo quando as Unidades de Polícias Pacificadoras não são um projeto para o todo do estado. Disse o Beltrame, um dia, que pretende pacificar todas as favelas, porém, ainda não tem o contigente policial para assegurar todas. Tudo bem, a gente espera usufruindo das consequências, que já podem ser percebidas. Os assaltos na zona oeste (bem como em outras partes do Rio) cresceram, e a explicação seria que nos últimos dias nasceram centenas de assaltantes? Não dúvido nada de uma entrevista com nossos representantes afirmando esse infortúnio. Mas pensando bem eles podem imaginar que a violência está se transferindo de uma região para outra, de um bairro para outro (tá, eu sei que eles não afirmariam isso).
O fato é que de nada adianta ter UPP se o objetivo oficial não for acabar com o tráfico e reduzir a criminalidade – o que na realidade, não começaria com as UPP`s, elas seriam apenas o final do processo, ou, talvez, nem precisariam existir. Contudo, segurança pública não se restringe ao aumento de contigente policial nas ruas, aliás esse aumento significa um problema. Segurança pública não se resume à polícia, este é um termo muito mais abrangente cujo ponto crucial é a educação. Mas que no Brasil... 
                E terminando por falar nesse lindo gigante, é uma lástima que tenha tanto problema: temos uma educação que não funciona, uma saúde que não funciona, um transporte que não funciona. Temos uma política que não funciona!

Bianca Garcia

4 comentários:

  1. Olá, Bianca:

    Recentemente, uma pessoa que reside aí na "cidade maravilhosa" disse-me - referindo-se às tais UPPs - que nada é o que parece ser.
    Sim, isto entristeceu-me, porém não surpreendeu-me; afinal, a hipocrisia é marca indelével de nossa civilização.
    Matérias/divulgações pagas? Vixi! A mídia tá cheia delas... é o popularmente chamado "jabaculê". Um conhecido meu, que atua na área artística, disse-me que uma aparição de uma duplinha sertaneja qualquer - em um programa televiso de destaque - não sai por menos de 250 paus... e não basta ter a grana... tem que ter as "costas quentes" também.
    Vivemos, Bianca, em um mundo de aparências... e neste "país das maravilhas" muitos preferem se comportar como "Alice"...

    ResponderExcluir
  2. É de entristecer a todos que conseguem enxergar os motivos dessa prisão cada vez mais próxima.
    O Rio é realmente muito bonito, mas ele não se restringe às cenas do Corcovado, Pão de Açúcar, as areias de Copacabana e o pôr do sol visto do Arpoador. Essas são apenas as imagens que nossos governantes gostam de mostrar, além das novelinhas "rede globenses". Gostaria mesmo que todos conseguissem enxergar os defeitos dessa Cidade Maravilhosa, onde a fome se escora nas calçadas e as pessoas simplesmente a ignoram - por medo ou por verdadeiro desprezo.
    Apesar dessa minha resposta parecer fugir ao texto escrito, ela é bem próxima quando se trata das UPPs. Pois as imagens e os comentários produzidos são como se elas funcionassem, e quem as enxerga de perto, não se limitando ao conteúdo midiático, percebe a tolice dessas unidades. E ratificando o que disseram à você: nada, realmente, é o que parece ser.

    ResponderExcluir
  3. Olá sou Magno Oliveira responsável pelo Blog Folhetim Cultural, convido lhe hoje a conhecer o nosso blog, que tem além de notícias, tem também atrações culturais. Como poesia, contos, crônicas e muito mais...
    Conto com sua visita no nosso espaço.

    Blog: informativofolhetimcultural.blogpost.com
    E-mail: folhetimcultural@hotmail.com
    Twitter: @folhetimcultura e @oliveirasmagno

    ResponderExcluir