sábado, 2 de julho de 2011

Espelho

Embora eu acredite que sempre haverá alguém a nos observar, eu não preciso que alguém esteja me olhando para ser sincera. Eu não preciso que alguém esteja me olhando para ajudar um desconhecido, nem mesmo para me levantar de um banco quando julgar necessário que outro sente. Eu não preciso de olhos a me seguir quando pratico a bondade. Nem mesmo para ser fiel. Eu não preciso que olhos me acompanhem para obedecer às regras impostas à mim por mim mesma. Nem para àquelas, impostas pela sociedade num todo, que a gente tenta negar a existência. Eu não preciso que me vejam para que eu possa ser educada. Num bom dia, boa tarde ou boa noite ao desconhecido, eu não preciso que ele me veja – é, muitas vezes não me vêem e o meu desejo volta pra mim como num eco. Eu não preciso que alguém esteja me olhando para ser gentil. Eu não preciso que alguém esteja me olhando para que eu me vista bem. Eu não preciso de olhos a me seguir para que eu cumpra com minhas responsabilidades. Nem para que eu seja responsável. Eu não preciso que olhos me acompanhem para que eu respeite alguém – independente da idade e do grau de conhecimento. Nem mesmo para que eu demonstre meus sentimentos. Eu não preciso que alguém esteja me olhando para que eu seja justa. Nem mesmo para que eu realize uma ação. Eu não preciso de olhos a me seguir para que eu cultive uma amizade, ou várias. Nem mesmo para mudar. Eu não preciso que olhos me acompanhem para que eu me dedique à algo ou à alguém. Ou mesmo para que eu seja leal. Eu não preciso que alguém esteja me olhando... Eu só preciso dos meus olhos em mim mesma.

Bianca Garcia

6 comentários:

  1. Caríssima Bianca:

    Você diz que não precisa de alguém te olhando para ser ou fazer "tal coisa"... será que não precisa mesmo? Ora, manter um blog público não é uma maneira de buscar o olhar (a atenção) de outras pessoas?
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Eu não fiz um blog e escrevo o que penso porque alguém me olha, mas porque escrevo aqui alguém lê e olha - a mim e ao blog. Tem diferença. Não?

    ResponderExcluir
  3. Para mim não tem diferença nenhuma, Bianca. Quem escreve quer ser lido e, com esta frase, resumo o seu trocadilho (será que posso chamar assim?) acima. Há exceções? Claro que há! Lembro-me agora, de supetão, do caso do badalado escritor Franz Kafka (1883-1924) que pediu a um amigo que destruísse todos os seus escritos após sua morte. Bem, o amigo não cumpriu a promessa e acabou publicando a obra de Kafka postumamente... sacanagem, né?
    E - sendo ainda um pouco mais chato - te digo que tua frase final "Eu só preciso dos meus olhos em mim mesma" não parece ter sido escrita por você...

    ResponderExcluir
  4. Isso, pra mim, faz toda a diferença. Eu não preciso agir, falar ou ser por influência de alguém, preciso apenas, eu mesma, pensar, para poder ser quem eu sou.
    Pois bem, quando cito algo de um autor/escritor sempre estará entre aspas ou mencionando seu nome. Claro que não tenho nenhuma perspectiva de "copiar" frase dos outros e dizer que fui eu quem escrevi. Qual seria meu objetivo? Ser uma jornalista fracassada?
    Como falamos nos e-mail`s, também gosto de gente que pensa com a própria cabeça. Como, então, eu seria hipócrita se esse fosse o caso.
    Se achar algo parecido, me mostre, pois nunca li.

    ResponderExcluir
  5. Bianca, Bianca, Bianca... você entendeu errado!!!
    Quando eu disse que a frase não parecia ter sido escrita por você eu não estava te acusando de plágio, absolutamente! Estava apenas querendo dizer que eu não conseguia "te ver" naquela mensagem final, muito egocêntrica sob meu ponto de vista...
    O que eu realmente quis dizer, Bianca, é que sua última frase não se parecia com você... pelo pouco que te conheço - e te conheço muito pouco - parece-me que seus olhos estão em muitos lugares e não apenas voltados para si mesma...
    Perdoe-me pelo mal entendido... às vezes posso não concordar contigo mas perder o respeito, jamais!!!

    ResponderExcluir
  6. Mas sim, meus olhos estão mesmo em muitos lugares. E um deles é em mim mesma, não para que eu aponte qualidades ou me veja no centro do mundo, mas para que eu possa ver e rever todo ponto a ser melhorado. Jamais meus olhos estarão em mim mesma, somente.
    Eu gosto é que discorde mesmo. Desconfio daqueles que estão sempre concordando. Acho chato e monótono.
    Além disso, adoro seus levantamentos. São sempre cheios de argumentos. E objetivos.

    ResponderExcluir