domingo, 22 de julho de 2012

Pobreza, tristeza, beleza


A pobreza no Rio de Janeiro se disfarça em cada esquina movimentada. Nela, disfarçam-se as bocas de fumo, os moradores de rua, as favelas com tráfico, os prédios em pedaços, as calçadas quebradas, o trânsito parado, a sujeira da cidade. Se disfarça ali, em cada pedaço, a tristeza em meio a riqueza que vende a tal da publicidade. 

A tristeza se disfarça entre os gritos, as festas, as altas gargalhadas. Se disfarça nos grandes carros estacionados e nos velhos casais que só o são fora de casa. A tristeza se disfarça com o passado. Se dirfarça nos presentes e nas fotografias. Se disfarça ali, em cada sorriso distante da casa.

A beleza do Rio de Janeiro se concentra em cenários estatizados. Tem o samba, o carioca, o Leblon, o calçadão, o Cristo, o Arpoador... Tem o Pão de Açúcar! A Lapa! O chop de sexta! A beleza da cidade se disfarça ali, em cada estátua divulgada. A beleza do Rio de Janeiro está em cada esteriótipo da cidade.

Bianca Garcia

6 comentários:

  1. O Brasil é um país de multi-perspectivas e o Rio é um simbolo disso. A sociedade já se condicionou a conviver com esta união dos contrários.E se por vezes, é uma realidade conflitante, por outras é um fato legitimado ...faz parte da paisagem.
    Ótimo texto, Bianca!

    Abraços,
    Islayne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Islayne, me sinto um peixinho fora d'água... Não consigo me acostumar com essa união dos contrários. Ela me incomoda demais e sempre faz parte da minha temática.

      Excluir
  2. A pobreza do Rio de Janeiro é esquecida quando se olha pra tanta beleza. E como a Islayne disse o Rio é o símbolo desse país de multi-perspectivas.

    O Rio é lindo mesmo onde não se tem tanta beleza.

    Adorei o texto Bianca.

    Abraços, Michelle
    sobreoinsolito.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria, Michelle, que o Rio é lindo só nesses cenários estatizados. A cidade em movimento entristece.

      Excluir
  3. Esta beleza que eu, morador atento, já não via mais. Sempre me referi à cidade maravilhosa tão bem-vendida como "o Rio dos turistas", aqueles que não precisam passar entre Manguinhos e Jacarezinho, não precisam cruzar o Alemão, nem se jogar no chão do ônibus na faixa de gaza. A pobreza pode até se travestir de beleza para os que passam, mas para o que ficam ela é sempre nua, crua e cruel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, infelizmente, Sandro, os disfarces para essa beleza não são vistos por todos os moradores que aqui ficam. O Rio - sim, o dos turistas, é realmente muito bonito; mas o meu Rio, de moradora que conhece cada mazela da cidade, não se parece com ele. No Rio, temos até turistas cariocas. Engraçado, não?

      Excluir