terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Rio de Janeiro

Que cidade maravilhosa, com paisagens lindas, gente dourada, calor... Mas te contaram dos assaltos? Te contaram das invasões em ônibus? E aí, contaram dos pivetes na rua? Contaram dos pontos de ônibus como abrigo de muita gente? Não contaram? É, aqui o Estado não dá conta das suas muitas obrigações. Mas, com esse jeitinho conhecido como brasileiro, eles vão tentando apaziguar tudo. O resultado? Ah, coisa simples, remendos nas estradas, placas de obras, alterações no trânsito e nos números dos ônibus, pracinha pra “comunidade”, polícia pacificadora, computador nas escolas, aprovação automática... Ué, não entendeu a parte das escolas? Então, aqui o aluno da escola pública muda de série sem precisar estudar. Eles não precisam frequentar regularmente a escola nem mesmo ter notas acima da média, de qualquer forma eles vão passar. Não fique assustado! Esse é um bom método. Assim as crianças, em uma enorme quantidade, crescem sem estrutura familiar, sem a educação que vem de casa e também daquela que vem do colégio. Isso é bom pro governo, e os motivos são claros. Gente que pensa dá trabalho. Os críticos atormentam o poder, não aceitam qualquer coisa, percebem a corrupção e questionam. Explicar dá trabalho e de trabalho essa gente não gosta nem um pouco. Ganham muito para fazer nada. Exagero! Fazem, sim: aparecem na TV, ficam conhecidos (e odiados), discursam, mentem. Pensando bem... É, são muitas as atividades, até porque elas precisam ser elaboradas. São vários planos e para elaborá-los levam-se dias, anos, décadas... É, definitivamente o Rio ganhou um codinome. Prazer, Cidade Desespero.

Bianca Garcia

3 comentários:

  1. Muito bom o texto. Eu vivo discutindo isso com meus amigos (a parte do Rio de Janeiro) e com meus alunos (a parte da educação). Tudo conspira a favor daqueles que estão no poder, inclusive a alienação voluntária do povo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bianca:

    Muito bom visitar seu blog e deparar com seis postagens neste mês de Janeiro!!! Férias ou "Fome"? Espero que seja esta última...
    O Rio está um desespero? Antes fosse só o Rio...
    Estes dias estava observando a quantidade de cercas elétricas, muros altos, concertinas e cameras de vigilância em minha cidade... sem dúvida, como escreveu o Luis Fernando Veríssimo, voltamos à Idade Média...
    O povo é apático e alienado??? Também não é de hoje:

    "Em geral, os sábios de todos os tempos disseram sempre o mesmo, e os tolos, isto é, a imensa maioria de todos os tempos, sempre fizeram o mesmo, ou seja, o contrário; e assim continuará a ser."
    Arthur Schopenhauer (1788-1860)

    Um excelente e produtivo 2012 para ti!

    ResponderExcluir
  3. Antonio, a surpresa foi minha em você reaparecer por aqui. Na verdade, das férias eu estou bem longe, o real motivo para as tantas publicações são os reflexos do que anda acontecendo ao meu redor.
    Enfim, acredito, sim, que esse desespero cerca muitos estados brasileiros, mas falo do que vejo bem de pertinho. Por aqui as coisas não estão nada bem e, nada me convence mais que um acordo entre as duas espécies de malfeitores para o período da Copa do Mundo e das Olímpiadas.

    Desejo à você, um excelente e produtivo 2012 também!

    ResponderExcluir