segunda-feira, 2 de maio de 2011

Violência gera violência

Faria menos sentido que gentileza gera gentileza? Fala-se tanto em gentileza, mas, como muitas coisas neste mundo, infelizmente, essa palavra foi banalizada. E sendo uma das mais ricas em sentido. Assim como imagens de Guevara tornando-se estampa de camisas, de bandeiras e de outros objetos, muros, camisas e canecas foram preenchidos por esse conjunto de palavras. Mas e o real sentido, onde se encontra? Não quero estampas para apenas preencher espaços em branco.
Acordei hoje e os jornais estampavam para todo lado fotos de Osama Bin Laden. Tinha link para acessar a cronologia de sua vida. Tinha link para tweets de pessoas famosas – e esses comentários me surpreenderam um pouco. Tinha, também, fotos das comemorações espalhadas pelo mundo. Tinha o pronunciamento oficial americano no que diz respeito à morte desse líder terrorista. E tinha outras notícias rodeando o mesmo assunto, o que têm se tornado rotineiro no jornalismo: a massificação de uma mesma notícia. Abrindo um médio parênteses, foram produzidas, durante semanas consecutivas, coisas relacionadas ao Casamento Real. Como seria o vestido de Kate Middleton, o que haveria de comida na festa... Depois da cerimônia foi falado do vestido, do beijo, do padre que deu estrelinha, dos convidados e suas roupas, da lua de mel... Agora, podemos esperar por muitas matérias publicadas em torno do ataque aos EUA em 11 de setembro, da AL-QAEDA e do próprio Osama e sua história.
Para os americanos e para uma boa parte do mundo, a morte de Osama Bin Laden é uma vitória. E um feito positivo para a história da humanidade. Mas não sei... comemorar uma morte não seria cruel demais? Mesmo que a crueldade tenha sido a própria pessoa. Não seria esse o ínicio para a ausência do fim de uma guerra declarada ou não? Pois se gentileza gera gentileza, violência gera violência. Vão pensar, então, que sou a favor de Bin Laden? Só penso que, ao contrário do que muitos andam dizendo por aí, sua morte não significa fim das ruindades humanas. Ele não era objeto de todo o caos em que foi transformado o mundo. As guerras internas, a fome, a destruição ambiental... Aliás, se fosse, seria o fim de tudo imediatamente. E isso, sabemos todos, que não acontecerá.

Bianca Garcia

5 comentários:

  1. Justamente porque violência gera violência que ele teve o fim que procurou. Sua vida inteira foi baseada em fazer o mal, obviamente a sua morte não seria serena. Acredito muito que a gente colhe o que planta, nas leis de atração do Universo. Não sinto pena de sua morte e nem acho que merecia algo melhor. Isso não aconteceu a ele pelo desejo intenso de ninguém, mas simplesmente pelas suas próprias ações. Sinto pena das vítimas afetadas e que nunca buscaram seus destinos, mas acabaram sendo personagens desta trama. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mas será que a morte dele não significará uma vingança? Como você mesma nomeu, o "trama" não será vivido por outras pessoas inocentes? Bom, não sei. Espero que não.
    O fato é que essa violência poderá gerar outra e assim vamos até quando? Não digo que o melhor seria ele estar vivo, não defendi em momento algum sua vida ou sua morte. Só não acredito que sua morte foi o fim para todos os problemas mundanos, como disseram por aí.
    Concordo em todas as partes no que diz respeito às leis de atração do Universo. Afinal, você atrai o que transmite.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bianca, como vai?

    Escrevi um post sobre o assunto do momento: a morte do Osama. Inclusive tomei a liberdade de te enviar o texto por e-mail...
    Bem, Bianca, suas considerações me parecem bastante pertinentes; é óbvio que os "alquaedianos" e seus simpatizantes vão nutrir-se de mais ódio ainda. E, por consequência, a espiral de violência (sem fim) continuará "gorda" e bem disposta.
    Quanto às considerações da Thaís, parece-me que ela acredita na máxima: "fez aqui, paga aqui". É isso? Então, todo malvado será punido, se não pela justiça terrena, pela justiça do Universo???
    Então, nenhum malvado neste mundo terminará bem, rico, vivendo na opulência?? Todos sofrerão terrivelmente?? Uau!!! Isto sim é que é otimismo!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Novos Maias.
    Fiquei curiosa para ler, mas não recebi esse e-mail.
    Pode mandar de novo? Estou interessada na leitura.
    Bom, em falar em otimismo, a Bianca que vê o mundo com todos os problemas, mas acredita que possa melhorar foi dar uma volta. E isso, definitivamente não é bom. Estou um tanto quanto descrente no homem - e essa crença me impulsiona bastante. Na realidade, a considero importante. É dela, afinal, que vem minha luta (e deveria vir de todo mundo, mas sabemos que isso não acontece). Portanto, estou, infelizmente, nesse momento, me juntando à uma massa que cruza os braços e vive sem esperar uma melhora do mundo, como se não houvesse jeito. Mas há. E o jeito está nas pessoas. O problema é dentro delas, esse que agora está em mim.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bianca, sou eu Bibi (gabrielle), sei que nada a ver esse comentário aqui, mais to com saudades te vi esses dias mais não deu pra falar.. ta fazendo jornalismo? me formei em publicidade e propaganda.

    ResponderExcluir