sábado, 14 de maio de 2011

Apoio aos bombeiros do Rio



"e por falar nisso...
bem, é melhor não falar nisso

quem sabe não vou deixar puto
alguém com influência no governo?
com amigos na polícia?

eu é que não vou
cair nessa conversa
de que todos são iguais perante a lei"
Nicolas Behr


Protestos são feitos a fim de reivindicar uma situação. E, muito certamente, a vez agora é dos militares cariocas. Padronizadamente, a resposta do governo é sempre a mesma, respondem de aumentos salariais anteriores e futuros. A história é a mesma: dentro dos futuros quatro anos todos os problemas serão resolvidos, inclusive os aumentos. Nós, obviamente, não acreditamos nessa mentira exposta pelo governo. Afinal, é rotineiramente que eles vangloriam os míseros aumentos, e prometem melhoras dentro de seus mandados.
E para não deixar crescer um movimento que vinha, essa semana, sendo insistido pelos bombeiros e por outros membros de corporações militares no centro da cidade maravilhosa dos cartões postais, resolveram abafar com a prisão dos líderes do protesto. Ahn? Atitude ditadorial? Engraçado como a mídia não fala muito sobre. A página principal da globo.com não menciona. Para sabermos do desenrolar do protesto, das novidades e das consequências temos que procurar no Google. E nele podemos encontrar O DIA e o R7 retratando o assunto e algumas outras pequenas notícias espalhadas por aí, mas nada que preencha toda a primeira página de busca (claro que me refiro às notícias dos protestos que aconteceram nessa semana, porque a página fica cheia quando se trata de protestos anteriores – não é a primeira vez que insistem nesse pedido). Será que compraram a mídia? Percebemos todos, ou deveríamos perceber, que mídia e política andam juntas hoje, e pensá-las separadamente é quase uma atividade impossível. Mas seu verdadeiro papel era se isentar de qualquer lado. Está aí algo que quando acontecer estaremos verdadeiramente com uma imprensa livre e numa democracia formal.
O governo veio a criticar a atitude dos bombeiros dizendo que estavam colocando a vida da população em risco, pois eles abandonaram os postos nas praias. Com razão, eles não pedem mais que condições de trabalho e reconhecimento por ele. Deveríamos nos conscientizar da importância de bombeiros e policiais militares no cotidiano da nossa vida.  Já pensou um dia sem eles? Já pensou no caos que entraríamos? A desordem tomaria conta da vida social. Sabendo da importância de seus trabalhos por que, então, ocultam esse reconhecimento? E lá no século XVII já se pronunciava Thomas Hobbes quanto ao caos promovido pelo homem, que muito bem definiu, nas sociedades primitivas, “era o lobo do próprio homem”. Ainda é. E olha que dizem por aí sobre evolução. Pois bem, quem tenta controlar essa guerra do homem contra ele mesmo são os policiais e os bombeiros. 

A causa pela qual os militares lutam é justa. A atitude do governo que não é.


Bianca Garcia

6 comentários:

  1. Uma futura jornalista "batendo" em seus prováveis futuros patrões???
    UAU!!!
    Arrojo, ousadia, coragem!!!!
    Parabéns, Bianca!!!!

    ResponderExcluir
  2. Se luto por um mundo melhor e uma imprensa isenta como poderia calar-me diante dessa que temos?

    ResponderExcluir
  3. e agora o sr. governador chama os bombeiros manifestantes de irresponsaveis e vandalos. hein? eles estao pedindo melhoria salarial, diferente dos politicos que nao precisam solicita-las, pois seus salarios ja sao o suficiente para viver com suas familias de maneira luxuosa e sempre qd desejam os mesmos aumentam seus proprios salarios. os bombeiros, as policias em geral, vivem com salario que nao sao suficientes para sustentarem suas familias, digo isso por experiencia propria, os preços dos alimentos, gasolina, moradia, são altissimos diante dos salarios recebidos pelas policias do BRASIL, a populaçao deve dar apoio aos bombeiros e suas familias e à todos que reinvindicarem salarios dignos.

    ResponderExcluir
  4. E a consequência dos salários recebidos que não sustentam suas famílias são os empregos informais, os chamados bicos, para aumentar a renda familiar. Agora vamos lá, isso é saudável? Não coloca a vida do profissional em risco? Nem sua saúde mental e física?
    Os bombeiros e os policiais trabalham muito! E o mínimo a receber é reconhecimento, mas no Brasil as coisas vão girando até ficar de cabeça para baixo e, nesse caso, os bolsos são recheados por aqueles que trabalham pouco, que vão duas vezes por semana à Câmara e que nada fazem para melhorar a situação da população que desconhecem. Favorecem aos seus, somente.

    ResponderExcluir