terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O mundo está ao contrário e ninguém reparou*

É praticamente impossível ficar calada diante desse lamentável cenário em que se encontram algumas regiões do nosso querido Rio de Janeiro.
            Como ficar calada se essas imagens são postas a venda todo ano? Se não pelo Rio, por São Paulo. É claro que as mudanças climáticas de fato estão acontecendo, mas tudo o que vemos não é somente fruto delas.  Em 2010, os desabamentos em Angra dos Reis e, depois, as ruas do Rio alagadas com a enorme chuva de Abril incluindo a tragédia no Morro do Bumba, em Niterói. O ano já foi alterado e as notícias se repetem, elas ficam em alta durante um tempo e depois são postas na caixinha do esquecimento. E essa caixinha já não cabe muita coisa mais, visto que é utilizada para todos os problemas que nos aparecerem.
            A pergunta que não me sai da cabeça é: todas essas mortes e o sofrimento alheio não seriam o bastante para pôr fim aos paliativos? E, então, providenciar a verdadeira fiscalização de ocupações irregulares?
            As tragédias contadas por algumas famílias e vídeos que tenho a nítida sensação de serem de terror são, também, venda, audiência. Dinheiro. Não sei o que pretendem ao pôr em prática o que aprenderam em matemática, sinceramente.
            Contudo, ainda há quem ganhe com a desgraça do outro. São roubos de todas as formas. No comércio local, nos preços da água e da comida. E, desde o início, roubos de vida.
            Com tanta promessa, mais uma vez eu espero que elas sejam cumpridas, mas espero também que não seja só uma esperança, que realmente se concretizem e ponham fim a essas tantas lágrimas nos telejornais.

 Bianca Garcia

* Nando Reis

2 comentários:

  1. belissimo texto,
    gostei de ler muito,
    bem escrito.
    só queria saber se e letra de musica ta.
    se for e linda.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz Scalercio, muito obrigada pelo comentário. Que bom que gostou do texto.
    Bom, o título é de uma música do Nando Reis sim - e muito bonita por sinal. O nome é Relicário.

    ResponderExcluir