domingo, 26 de junho de 2011

Da benevolência humana

Diante de tudo, existem aqueles que lutam pro mundo e os que lutam em seu mundo. E não importa em qual mundo se luta. O importante é não sossegar quando a paz inexiste no homem.


Religião e ciência tentam explicar as raízes da vida. Mas as dúvidas são constantes e inevitáveis. E o motivo pelo fim nunca é entendido. Crescemos sabendo que temos “data de validade”, mas não entendemos quando essa data é expirada para alguém próximo da gente, ou para nós mesmos. Contudo, todos os espantos vistos por aqui não nos deixa querer ir embora. Mas, como se não bastassem as enfermidades ou mesmo o próprio fim da vida, ainda existem os covardes que exterminam os bons corações da Terra.
A capacidade de guerra e maldade humana não surgiram neste século ou no passado. Sabemos todos, que essa é uma velha história. Onde, na maioria das vezes, os bons é que não têm final feliz (isso sim é contraditório). Entendo como bom todo aquele ser humano que não pensa somente em si e em seus interesses. Aquele que não esquece o outro sem ao menos conhecê-lo. Aquele que luta de alguma forma pelo fim das atrocidades humanas. Aquele que vê injustiça e desigualdade. Aquele que se atormenta quando vê. E como final feliz a continuação da vida, porque o outro lado não sei dizer se é bom.


Imagine o mundo todo só pra você, que coisa chata seria se eu o tivesse todo pra mim. O eterno e incansável sonho da paz na terra, e no coração das pessoas.

Bianca Garcia

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A novidade do bullying e a homofobia exagerada

       Fico me perguntando se as pessoas acreditam mesmo no que elas dizem ou se de tanto dizer acreditam. Me preocupo bastante com isso. Porque chega a ser banal como assuntos tão importantes são ridicularizados, ou, na inversão extrema, coisas sem valor nenhum são superdimensionadas.
       Os assuntos da moda são, portanto, bullying e homofobia. E, talvez, você assim como eu, não aguenta mais ouvir sobre. Todo dia, ou dia ou outro, os jornais estampam essas notícias. Mas o argumento que ninguém nunca sabe retrucar é: acham mesmo que bullying é novidade, que isso começou agora no formidável século XXI? E a homofobia, será que toda crítica a atitude homossexual será homofóbica?
       Padrões impostos pela sociedade sempre existiram. E comportamentos que julgam ideais também. Então, enquanto não ser magra ou muito magra já foi o padrão de beleza, hoje é o contrário. As pessoas estão a todo tempo em dietas, se não a procura. O que não faltam nas bancas de jornais são revistas que vendem fórmulas e formas de emagrecimento. Corpos esculturais e maquiados. Esses padrões quando desrespeitados provocam estranhamento e implicâncias. Daí surge, então, o bullying – um termo bonitinho e americanizado que nós brasileiros tomamos posse para nosso vocabulário, como fazemos muitas vezes. No entanto, isso sempre existiu. Ou você acha mesmo que ser muito magra, alta, usar óculos ou aparelhos na época da escola passava despercebido? Ou mesmo estar acima do próprio peso e ser tímida? Só que na minha época isso se chamava “pilha” e “zuações”, que deveriam ser encaradas e aceitas para que as brincadeiras não aumentassem. E aguentar, levar na brincadeira, não ficar triste nem levar desaforo para casa eram as regras do jogo.
       Já quanto a homofobia, a bandeira foi levantada. Estão todos juntos nessa causa. Mas vamos lá: cada um pode manifestar seus pensamentos sem que desrespeite o próximo, não é? Ou isso também não funciona pra gente? Contudo, a grande causa a ser fundamentada é o desrespeito ao outro por qualquer casal, seja ele heterossexual ou homossexual. Acredito que algumas pessoas não sabem pôr em prática esse pensamento e por isso são julgadas de homofóbicas. Talvez ela nem seja contra os casais do mesmo sexo, apenas não quer beijos quentes e cenas chocantes, que a deixe sem jeito. O que aconteceria também se o casal fosse hetero. Mas ao questionar isso somos claramente julgados como contra a união do mesmo sexo. Separar uma coisa da outra é muito complicado? Porque pelo que consta no Dicionário Priberam da Lingua Portuguesa, homofobia é a repulsa ou preconceito contra a homossexualidade ou os homossexuais. E no exemplo dado por mim é apenas uma opinião crítica e formada contra todo e qualquer casal. Seria, então, uma atitude homofóbica? 

       Bom, vale à pena pensar e repensar. Ouvir, respeitar.

Bianca Garcia

sexta-feira, 3 de junho de 2011


Rio de Janeiro, 03 de junho de 2011 
Alerj - Protesto dos bombeiros contra a má remuneração





 
A causa é justa. E eu apoio!